sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pôr-do-Sol Unebiano 2ª edição

A última edição do Pôr-do-Sol Unebiano aconteceu no dia 17 de novembro de 2011, às 17 h, no auditório do campus XV da UNEB. Desta vez, foi discutido outro tema de grande importância para a comunidade valenciana: “A família contemporânea em cena: novos pais, novos filhos”. Entre os presentes, estiveram em grande peso a comunidade valenciana, estudantes, profissionais, representantes de órgãos públicos e acadêmicos dos cursos de Direito e Pedagogia da UNEB. 


O evento começou com espaço reservado para a arte: no formato de música instrumental, com uma belíssima apresentação de saxofone. E para garantir o direito de inclusão aos portadores de necessidades especiais, estiveram presentes os intérpretes de libras, traduzindo as falas da mediadora aos participantes que necessitaram da utilização deste recurso. A Prof.ª Ms. Nicoleta Mendes de Mattos, mediadora do tema em questão, a partir de uma conversa informal e acessível ao público, discutiu o tema e mostrou as várias faces que a família contemporânea tem no contexto atual. Enfatizou a constituição das famílias ao longo da história, a idealização, bem como as várias faces no contexto atual. 


Comentou ainda como a família é moldada pela sociedade e como esta é transforma, tendo em vista não apenas a partir da visão em que um casal e seus filhos a compõem, mas que este também pode ser um dos modelos de família presentes na sociedade, além dos outros exemplos de famílias. Professora Nicoleta fez ainda uma abordagem que trata das famílias que são chefiadas por mulheres ou compostas por membros que ultrapassam as barreiras sanguíneas. A discussão não se encerrou no evento, já que o Projeto Pôr-do-Sol pretende continuar a ‘conversa’ no blog.

Por  Ana Carolina Rocha e Taylane Nascimento
Monitoras do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário