quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O QUE É O "PÔR-DO-SOL UNEBIANO"?

Resumo: O projeto de extensão Pôr-do-sol Unebiano visa contribuir com o crescimento social, político, econômico, artístico e cultural do Território do Baixo Sul da Bahia. Para tanto permeará o pensamento crítico, envolvendo prioritariamente estudantes da UNEB Campus XV e de outros centros universitários, além da comunidade acadêmica (docentes e técnicos administrativos) e instituições interessadas pelas categorias descritas no projeto. A interdisciplinaridade será importante na solidificação do projeto. Serão realizados debates e leituras nos espaços da UNEB Campus XV.
Objetivos: 

  • Promover encontros entre as temáticas política, arte e cultura nos campos da comunidade local e global;
  • Interagir com a comunidade em que está implantado o Campus XV;
  • Refletir sobre a conjuntura  política Local, Territorial e Nacional;
  • Possibilitar o diálogo da comunidade com temas emergentes da sociedade brasileira.

Justificativa: Tendo em vista que o papel da Universidade  é o de pensar com criticidade e radicalidade a realidade, o presente projeto constitui-se como um mecanismo de fomentar debates dentro do espaço universitário em parceria com os diversos setores da sociedade civil sobre temas emergentes na sociedade mutante. Segundo Bauman, o indivíduo que possui  as características de fluidez e plasticidade trafega com mais rapidez pelo universo.

Metodologia: Serão realizados encontros mensais em horários que permitam a maior participação da comunidade acadêmica. Durante os eventos, os debates deverão fluir livre, possibilitando a participação de todos.

Haverá a disponibilização prévia de textos de apoio em gráficas e em redes sociais que nortearão as discussões que ocorrerão sempre às 17:00 (no Pôr do Sol), mensalmente, no Campus XV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ao final dos Encontros serão disponibilizadas listas de presença para emissão de certificados com carga horária de 04 horas, o que possibilita ao participante circular livremente pelo circuito de palestras.

Resultados Esperados: Ao longo da execução do projeto de extensão Pôr do Sol Unebiano, esperamos, dentre outros aspectos, contribuir na formação do intelectual orgânico tão necessário para o Território do Baixo Sul da Bahia.

Estratégias de divulgação: A partir da criação do blog, impressão de cartazes, convites em sala de aula, inserções na mídia local e criação de link no site da UNEB.

Impactos: Estamos caminhando em terreno político e epistemológico minado. O novo milênio, sob a égide da incerteza e da plasticidade, nos traz reflexões sobre um futuro, um Pôr do Sol pessimista. Olhamos nervosamente o futuro na procura de indicadores otimistas. Não enxergamos. Isto acontece por que as transformações e revoluções do século XXI ainda estão presas aos eventos históricos do passado. Refletir, discutir, denunciar e falar abertamente sobre esta falta de perspectiva é o impacto que o projeto deverá provocar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário